lavar as maos

Como limpar e higienizar as mãos?

Uma das formas mais importantes de prevenir a transmissão de doenças infecciosas é aprender como limpar e higienizar as mãos corretamente.

Muitos vírus têm nas mãos a porta de entrada para o nosso organismo. Isso porque, ao tocar em uma superfície contaminada e, depois colocar os dedos nos olhos ou boca, ajudamos a contaminação.

Então, é de suma importância saber como higienizar as mãos corretamente. Isso também pode ser bastante útil para quem tem a saúde mais fragilizada e precisa ficar livre de qualquer risco.

Entenda como limpar e higienizar as mãos

O processo de higienização das mãos é um pouco mais complexo do que parece. Além disso, muitas vezes nos esquecemos de pontos importantes, mas que não deveriam ser marginalizados.

Então, fique atento e siga essas dicas.

Abra a torneira com cuidado

Para abrir a torneira, utilize sempre um papel toalha e não se esqueça de retirar anéis, pulseiras e relógios. Somente então permita que a água caia sobe a mão.

Sabonete antibacteriano

Qualquer sabonete tem a função de limpeza, mas um antibacteriano pode fazer a diferença. Assim você diminui as chances de infecções.

Espuma

Faça a espuma na palma das mãos e, com movimentos circulares, comece a espalha-la. Você precisa de quantidade suficiente para lidar com as duas mãos.

Dorso, unhas e punho

Durante a lavagem você deve estender os movimentos ao dorso das mãos. Além disso, juntar as pontas dos dedos sobre a palma da mão e fazer movimentos circulares ajuda a limpar as unhas.

Ainda, a lavagem deve se estender até os punhos e, se for possível e tiver tempo e espaço, até os cotovelos.

Lave entre os dedos

É importante colocar uma das mãos espalmada e, com a outra, entrelaçar os dedos e fazer movimentos para frente e para trás. Isso ajuda a tirar as impurezas de entre os dedos.

Tenha calma

Assim, ao aprender como limpar e higienizar as mãos você percebe que é preciso tempo. Mais que isso, é preciso concentração para não deixar nenhuma parte para fora.

Então, a dica é sempre fazer a higienização com tranquilidade e foco. A limpeza das mãos é essencial para que você mantenha sua saúde e não tenha problemas com infecções e doenças contagiosas.

Conclusão

Como você percebeu, higienizar as mãos é algo que exige atenção e concentração. Por isso mesmo é preciso ter atenção e cuidado na hora de realizar a tarefa.

Então, agora que você já sabe como limpar e higienizar as mãos, está na hora de colocar tudo em prática. Siga todas as dicas e você ficará muito mais seguro.